Novidades
Uma lista do que mudou neste sítio, quer se trate de novas funcionalidades, decisões editoriais sobre observações ou apenas notícias gerais.
Alterações recentes - julho 2025
2nd Jul 20252 jul: Ao visualizar listas de verificação, observações ou espécies, pode agora selecionar mais do que um distrito, concelho ou local. Assim, é mais fácil descobrir o que foi visto numa região ou área. Por exemplo, encontre todas as listas para:
- Terras de Trás-os-Montes
- PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
- Lezíria Grande de Vila Franca de Xira
4 jul: Foram adicionados mais campos aos painéis de filtro para Observações e Espécies. Agora pode procurar observações utilizando o nome comum, o nome científico ou a família. Por exemplo, isto facilita a procura de observações de felosas Phylloscopus ou de falcões. Da mesma forma, na página Espécies, também pode filtrar a lista para mostrar apenas as espécies de uma determinada família.
5 jul: Melhorado o layout das páginas quando se visualiza o site com um telemóvel. 6 jul: Adicionado um toque de cor.
Alterações recentes - junho 2025
26th Jun 2025- O total de espécies no topo das páginas de notícias exclui agora as subespécies, formas, etc.
- Foi adicionado um campo à página de espécies para que possa mostrar espécies, subespécies, espécies domésticas ou híbridos.
- Adicionados filtros para atualizar novas observações. Os primeiros filtros alteram espécies como o Pintada para a forma doméstica, para que as listas de espécies mostrem apenas as espécies que ocorrem naturalmente.
- Atualização das páginas para utilizar o espaço de forma mais eficiente e facilitar a leitura em tablets e telemóveis.
- As observações em que existam dúvidas quanto à identificação serão simplesmente assinaladas. A tarefa de rever e aprovar ou rejeitar o registo será deixada para os moderadores do eBird.
Observações assinaladas - junho 2025
14th Jun 2025Foi assinalado o registo de um Garçote-comum do Vale de Silêncio, Olivais, Lisboa. Nada é impossível, mas não há informações sobre o tamanho nos comentários, pelo que não se pode excluir a possibilidade de se tratar de um Goraz.
Foi assinalado o registo de um chapim-penduline nos Olivais, Lisboa, no dia 31 de maio. É mais provável que a ave seja um chapim-carvoeiro com plumagem leucística.
A cagarra de Bannerman (Puffinus bannermani) registada na Madeira foi assinalada. Esta espécie é originária de ilhas do Oceano Pacífico, a sul do Japão. Embora a ocorrência no Atlântico Norte não seja impossível, como é o caso do roque-de-castro, a variação de plumagem das cagarras pequenas, pretas e brancas é enorme e são necessárias mais provas para que o relatório seja considerado válido.
Todos os registos das seguintes espécies: ganso-africano, pintada, pavão-real, galo, pato-mudo e caturra foram alterados para a forma doméstica.
O registo de Pavão-verde, do Jardim Botânico de Lisboa, foi alterado para Pavão-indiano. Este foi o único registo de pavão-verde neste local, enquanto que existem 7 registos de pavão-indiano. Parece provável que a espécie tenha sido introduzida incorretamente.
As observações de ganso-bravo, nomeadamente em parques urbanos, foram também alteradas para o forma Doméstico.